SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2014

Nesta Semana dos Seminários de 2014, reafirmamos a nossa certeza de que o caminho da Igreja é o caminho da alegria do Evangelho, ou seja, o caminho de Cristo, que transforma as dores da humanidade, a tristeza, o desespero e a morte, em nova aurora de vida, de esperança e de alegria.

Reafirmamos que o caminho da evangelização do mundo passa pelo testemunho de vida de muitas pessoas, famílias e comunidades, que se sentem felizes por estar fundadas em Cristo. Do mesmo modo, assumimos que a via mais segura para o cultivo das vocações sacerdotais entre os jovens, exigeque todos nós, cristãos, vivamos e testemunhemos a alegria do encontro com o Evangelho.
Rezamos pelos nossos Seminários, para que sejam escolas de formação dos futuros padres, servidores da alegria do Evangelho.

1. Padre, discípulo com os discípulos
Ontem, como hoje, a Igreja e o Mundo reclamam padres que sejam homens de Deus, cheios do Evangelho no coração e na vida, apaixonados por Jesus Cristo, discípulos disponíveis para seguir o Mestre.
Não se pede ao padre que seja o compêndio de todas as virtudes humanas e espirituais, o herói que tudo pode e supera, o mestre que domina todas as áreas do saber, a perfeição no agir. Pede-lhe a humanidade e pede-lhe o Evangelho que seja homem alegre e amigo fiel de Jesus Cristo, cristão, que agradece o dom da fé como o tesouro da sua vida e o Evangelho como a sua única via de fidelidade a Deus e aos homens.

2. Padre, pastor para os cristãos
A especificidade da vocação sacerdotal faz do padre pastor dos outros cristãos, em virtude da graça do sacramento da Ordem, que o configura com Cristo Cabeça e Pastor da Igreja.
A sua maior alegria está em acompanhar as comunidades e em as ajudar a caminhar na fé, na esperança e no amor, a irem ao encontro do Senhor e a progredirem como comunidades de discípulos missionários.


3. Padre, servidor da alegria do Evangelho
O Papa Francisco convidou toda a Igreja a ser serva da alegria do Evangelho e convidou todos os cristãos a renovarem o seu encontro pessoal com Jesus Cristo, como o caminho da alegria, do qual ninguém é excluído (cf. EG 3).
Ser servidor da alegria do Evangelho significa estar com todos, especialmente com os mais pobres, com os que mais sofrem, com os pecadores e doentes, para lhes comunicar a alegria do Ressuscitado, para restaurar a esperança perdida, para ser sinal da bênção do Deus rico de misericórdia.

O Seminário é tempo, lugar e comunidade, em que os jovens aprendem a viver a alegria do Evangelho, em que sentem e assumem as alegrias e tristezas da humanidade, no concreto da relação com as pessoas com as quais se cruzam, dentro de casa, na escola de Teologia ou nos trabalhos apostólicos.

Comentários